Ambliopia

Popularmente conhecida como “olho preguiçoso”, a ambliopia é a diminuição da capacidade de enxergar em um ou os dois olhos, mesmo após tratamos com óculos e lentes de contato. Entenda mais sobre.

Entendendo a ambliopia

Trata-se de uma condição que pode afetar adultos e crianças. E que pode ser unilateral ou bilateral, quando atinge os dois olhos do paciente. Nem sempre acontece, mas o olho afetado também pode ser prejudicado esteticamente, ficando menor que o tamanho normal.

Quando enxergamos, nossos olhos captam as imagens e, através do nervo óptico, as enviam para o cérebro, que as interpreta e informa o que estamos enxergando. Se um, ou os dois olhos, tem ambliopia, a imagem que enxergamos pode ficar desfocada ou simplesmente não ser vista.

Quando crianças, levamos anos até estarmos com o processo de enxergar completamente concluído. Se, no meio do caminho, não houver uma perfeita sintonia entre olho e cérebro, problemas de visão surgirão e, se não corrigidos, pode ocasionar a ambliopia.

Em adultos é menos comum, mas também pode ocorrer a condição, fruto de algum trauma ou doença ocular ou, ainda, como consequência da doença na infância que não foi devidamente tratada.

Tratamento de ambliopia

O diagnóstico prévio é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento. Com a ambliopia não é diferente. Por isso, consultas rotineiras ao médico oftalmologista são tão importantes. Além disso, se você suspeitar que o seu filho não está enxergando como deveria, com um ou os dois olhos, procure ajuda rapidamente.

A ambliopia tem cura, se tratada até determinada idade, dependendo de alguns fatores a serem avaliados pelo médico. Por isso, não deixe de levar seu filho ao oftalmologista o quanto antes.

Se o problema dos olhos amblíopes tiver causa refrativa, primeiro é preciso tentar corrigir esse problema (miopia, astigmatismo ou hipermetropia) com óculos ou lentes de contato. E, em alguns casos, a cirurgia pode ser indicada, sobretudo quando há a ambliopia causada pelo estrabismo.

Outra forma de tratamento em crianças amblíopes, devidamente supervisionado por oftalmopediatras, é a colocação de um oclusor (tampão) no “olho bom”, para tentar forçar o “olho fraco” a enxergar melhor.

Rede Hospital Casa | Oftalmocasa