Transplante de córnea

Um procedimento capaz de devolver a capacidade de enxergar a alguém. Saiba mais sobre o transplante de córnea.

Informações gerais

A córnea é uma fina camada transparente que reveste o olho. Ela protege a visão contra agentes externos e é a primeira a ser atingida quando há alguma perfuração, corte ou arranhão.

O transplante de córnea é um procedimento cirúrgico. Por meio dele, há a substituição total ou parcial da parede do olho comprometida por alguma doença que tenha prejudicado a capacidade de enxergar do paciente.

É uma cirurgia complexa e só é indicada em casos extremos, quando não mais nenhum outro tratamento capaz de devolver a visão.

Quem tem direito ao transplante?

Para ter direito de entrar na fila de transplantes, o paciente precisa de consultar com um especialista devidamente cadastrado em órgãos estaduais exclusivos para médicos transplantadores.

Quanto às córneas doadas, elas precisam ser transplantadas rapidamente, entre 6 e 12 horas após o óbito do doador. Portanto, toda a parte burocrática precisa estar muito bem organizada para que não se perca o órgão.

Após realizado o procedimento, o paciente precisa se submeter a consultas regulares por até um ano para acompanhamento e a taxa de sucesso é bem animadora.

Curiosidades sobre o transplante de córnea

Alguns órgãos e tecidos só podem ser doados após o falecimento da pessoa. A córnea é um deles. Portanto, ainda que o familiar seja compatível, ele não pode se desfazer da córnea em benefício de outrem.

Caso haja interesse em doar órgãos e tecidos, é muito importante deixar isso avisado à família, pois é ela quem emitirá a autorização para que seja feita a doação.

No caso da córnea, mesmo que o transplante tenha sido um sucesso e o paciente não apresente rejeições, ela não será eterna. A média de duração de uma córnea transplantada é de até 20 anos.

Deixe um comentário