Tracoma

Você já ouviu falar em tracoma? Nesta matéria você saberá um pouco mais sobre essa doença inflamatória que atinge a região dos olhos.

Tracoma ou conjuntivite

Por se tratar de uma inflamação nos olhos, o tracoma é, na verdade, uma espécie de conjuntivite. Ele é mais comum em regiões cujo saneamento básico é precário, o que facilita a proliferação da bactéria causadora do problema.

A doença é responsável por um grande número de cegueira infecciosa: cerca de 2 milhões de pessoas por ano perdem a visão devido à condição. E dessas, 25% apresentam um quadro irreversível de cegueira.

Mais informações sobre o tracoma

O tracoma é causado pela bactéria Chlamydia trachomat, que em contato com a conjuntiva ocular produz uma reação inflamatória difusa na pálpebra superior, com o aparecimento de folículos.

Quando há infecções recorrentes, tais folículos evoluem ao ponto de produzirem cicatrizes, retração da pálpebra e dos cílios. Esses, inclusive, quando estão em posição defeituosa, tocam a córnea e provocam abrasão, opacidade e diminuição progressiva da capacidade de enxergar. Se os tratamentos corretos não forem realizados, o caso evolui pra baixa visão ou até cegueira irreversível.

Apesar do contágio se dar por contato, a mosca doméstica também pode ser um vetor, transportando bactérias de um olho para outro.

Deixe um comentário