Tipos de catarata

A catarata é uma doença ocular séria que pode levar à cegueira. Mais comum em pessoas acima dos 50 anos, o problema também pode ser congênito e atingir recém-nascidos. Nesta matéria você entenderá um pouco mais sobre o assunto.

Catarata

O cristalino é uma lente natural transparente que todos temos em nossos olhos. Sua função principal é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. A catarata surge quando essa membrana começa a perder sua transparência. Em alguns casos, essa opacidade pode ser percebida nitidamente, pois há um aspecto esbranquiçado no centro do olho.

Os sintomas mais comuns da catarata são: visão nebulosa e/ou dupla, sensibilidade à luz, dificuldade para ler, dirigir ou andar. Além disso, a pessoa pode enxergar um brilho em torno de pessoas e objetos.

Tipos de catarata

Há 4 tipos mais frequentes de catarata: senil, congênita, traumática e secundária. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas.

– Senil: é o tipo mais comum. Ocorre pelo processo natural de envelhecimento, a partir dos 50 anos. Nessa fase da vida, as consultas preventivas ao oftalmologista devem ficar mais frequentes. E o paciente, ao notar que sua visão está ficando mais embaçada, deve procurar atendimento o mais rápido possível.

– Congênita: é quando o bebê apresenta a opacidade do cristalino. Isso pode acontecer por alterações genéticas ou falhas na formação dos olhos. Essa alteração pode, ou não, ser percebida desde o nascimento. Esse é um dos motivos para levar o recém-nascido a um hospital oftalmológico logo nos primeiros dias de vida. O médico especialista irá investigar se existem alguns problemas relacionados à saúde ocular, entre eles esse tipo de catarata.

– Traumática: pode surgir após pancadas e perfurações no olho. Ou como consequência de tratamento que envolva radiação. Somente com a avaliação de um oftalmologista é que poderá ser entendida a extensão dos danos causados e qual o melhor tratamento a ser feito. Normalmente são indicados procedimentos cirúrgicos e o paciente se recupera bem.

– Secundária: tipo de catarata que surge devido ao estilo de vida do paciente ou por causa do uso contínuo de alguns medicamentos (sobretudo os corticoides e anti-inflamatórios). Exposição constante ao sol, reposição hormonal, automedicação, consumo exagerado de álcool, obesidade, hipertensão, diabetes e tabagismo são os principais fatores de risco.

Faça visitas regulares ao médico oftalmologista e evite que doenças como essa prejudiquem a sua visão.

Deixe um comentário