Quando procurar um oftalmologista?

A busca por esse profissional nem sempre é feita como se deveria. O médico oftalmologista, responsável pela saúde dos olhos, é o tipo de especialista que, na maioria das vezes, só é procurado quando há necessidades e urgências; e não para fins de prevenção. Nesta matéria explicaremos por que isso precisa mudar.

A importância da prevenção

Quando o paciente tem o hábito de fazer consultas rotineiras ao oftalmologista, muitas doenças podem ser evitadas ou tratadas no momento certo.

A catarata e o glaucoma, por exemplo, as duas principais doenças causadoras de cegueira no mundo, se descobertas no início, possibilitam um tratamento mais tranquilo e com excelentes chances de sucesso.

O estrabismo (condição em que os olhos não estão direcionados para o mesmo ponto, popularmente chamada de “vesguice”), a miopia (condição na qual o paciente enxerga borrado de longe) e a síndrome do olho seco (secura persistente dos olhos, com baixa produção de lágrimas) são alterações que, se diagnosticadas previamente, oferecem um prognóstico excelente e tratamento muito mais facilitado.

Outros problemas como conjuntivite, hipermetropia e degeneração macular também podem ser diagnosticados em consultas de rotina e terem um tratamento mais seguro.

De quanto em quanto tempo devo procurar um oftalmologista?

O médico oftalmo deve ser visitado com uma constância mínima de 12 meses. A menos que o próprio especialista tenha sugerido um outro prazo, podendo ser de 6 ou mesmo 3 meses de intervalo – vai depender de cada caso.

O mais importante é que o paciente que não tem doença aparente, ou que já está com o problema de visão estabilizado, faça visitas rotineiras ao oftalmologista a cada ano. Esse tipo de paciente que está, aparentemente, bem é que pode estar sendo acometido por um problema em estágio inicial, passivo de solução simples.

Visite seu oftalmologista. Cuide da saúde dos seus olhos com empenho e dedicação.

Deixe um comentário