Problemas de saúde que afetam os olhos

É muito comum associar alterações na visão a doenças, exclusivamente, dos olhos. Mas não é bem assim. Nesta matéria você entenderá que outros problemas de saúde podem afetar o bem-estar ocular.

Uma questão sistêmica

Nosso organismo é uma máquina interligada. Alterações em uma parte do corpo podem, perfeitamente, alterar a funcionalidade de outras.

É isso o que acontece em alguns casos oftalmológicos. A visão pode ser alterada devido ao surgimento de problemas que, aparentemente, não têm ligação com a região ocular.

A seguir você poderá entender isso melhor, com alguns exemplos comuns.

Doenças que afetam a visão

A diabetes é uma delas. Doença que pode ser congênita ou, devido ao estilo de vida, adquirida ao longo dos anos. É caracterizada quando o pâncreas produz quantidade insuficiente de insulina, substância responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue. Uma das consequências disso é a retinopatia diabética, alteração orgânica que causa visão embaçada e distorcida, devido ao rompimento de vasos sanguíneos dos olhos, fato que provoca vazamento de fluido na retina.

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, ocorre quando há um aumento anormal do fluxo do sangue durante sua circulação pelos vasos e artérias. Trata-se de outra enfermidade que, sistemicamente, afeta o bom funcionamento da visão, pois quando está muito elevada, a pressão arterial pode favorecer o aparecimento de um edema, inchando o nervo óptico e fazendo com que o paciente enxergue vultos. É o que chamamos de retinopatia hipertensiva.

O hipertireoidismo, aumento na produção de hormônios “fabricados” pela glândula tireoide, pode causar alterações no metabolismo, ganho de peso, inchaço nas pernas, além de afetar a visão. Isso acontece por causa da oftalmopatia de Graves, doença que eleva o tamanho dos músculos dos olhos, deslocando o globo ocular para frente. Isso causa edema na pálpebra superior, desconforto atrás dos olhos, lacrimejamento, síndrome do olho seco, visão dupla, úlcera na córnea e baixa visão.

Cuide-se! Diante dos fatos apresentados, fica clara a necessidade de fazer um check-up geral e oftalmológico pelo menos uma vez ao ano.

Deixe um comentário