Pontos flutuantes no campo de visão

Alguns pontos flutuantes podem aparecer em nosso campo de visão de repente. Nesta matéria você entenderá mais sobre isso e se é necessário se preocupar.

As moscas flutuantes

Esses pontos que ficam “sobrevoando” o campo de visão também recebem o nome de “moscas flutuantes”, pois são círculos escuros que, de fato, se assemelham ao inseto. Essas manchas pretas são mais comuns quando se olha para alguma superfície branca, durante uma leitura ou quando o olhar está em determinada posição.

As “moscas” são proteínas formadas durante um processo que pode ocorrer nos olhos: a separação do vítreo com a retina. O vítreo é um fluido gelatinoso que fica no globo ocular. Com o envelhecimento, por exemplo, ele pode encolher e se separar da retina, causando o problema.

Os pontos escuros são mais comuns em pessoas acima dos 60 e em pacientes com miopia que já fizeram cirurgia de catarata ou que já tiveram alguma inflamação ocular.

Mas fique atento, porque o incômodo pode ir além de uma visão modificada. O descolamento de retina, que é um problema grave, causador da perda irreversível da visão, também produz esses pontos flutuantes como sintoma. Por isso deve-se procurar ajuda médica imediatamente.

Deixe um comentário