Outubro Rosa
O mês de outubro é marcado pela campanha de combate e prevenção ao câncer de mama. Você sabia que esse tipo de câncer pode produzir efeitos na saúde visual? Entenda mais.
Câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo o mundo. As estatísticas dizem que são, aproximadamente, 2,3 milhões de casos a cada ano, o que representa 1/4 dos casos novos no público feminino. É também a causa mais frequente de óbitos, com mais de 680 mil óbitos estimados (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres).
Ele geralmente se manifesta pelo aparecimento de um nódulo nos seios. Há também outros sinais da doença, como edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
As principais formas de se prevenir contra essa doença é fazendo o autoexame sempre que possível (durante o banho, por exemplo); e a mamografia, que precisa ser feita anualmente.
Metástase nos olhos
A metástase ocorre quando tumores surgem em outras partes do corpo, diferente do câncer original. E já foi observado que cerca de 30% das mulheres com câncer de mama metastático têm metástase nos olhos.
Na região ocular é mais comum que a metástase ocorra na coroide (membrana que envolve o olho, situada entre a esclera e a retina), por ser uma parte mais vascularizada. Porém, é igualmente possível que acometa outras partes, inclusive a pálpebra. Essas complicações não geram efeitos estéticos, normalmente, mas pioram a visão do paciente. Somente com uma visita ao oftalmologista, que fará exames específicos, é que será possível concluir o diagnóstico.
Os sintomas das metástase na coroide são raros. O mais comum é que haja algum sinal se a metástase estiver no olho ou nas pálpebras, por exemplo. Nos casos de melanoma ocular, que também pode ser proveniente de metástase, é possível que haja alteração no tamanho ou forma da pupila, além de surgirem pontos mais escuros na íris.
Se a metástase estiver localizada atrás do olho (na órbita), o globo ocular poderá ficar deslocado para fora ou para o lado. Se estiver dentro do olho, que é a mais comum, os pacientes com metástase podem apresentar sintomas de luzes piscantes, pontos flutuantes ou distorção da visão.
Deixe um comentário
Deixe um comentário