Os olhos e a menopausa

Você sabia que a atenção com a saúde dos olhos precisa ser redobrada durante a menopausa? Entenda melhor!


Explicação geral

A menopausa chega e com ela uma mudança brusca na rotina e no corpo. Você sabia que há problemas oculares que podem aparecer nessa fase da vida? Devido às alterações hormonais é comum surgir, durante a menopausa, a síndrome do olho seco, a catarata e até o glaucoma.

O olho seco, inclusive, é um dos problemas mais comuns durante esse período da vida. Estimativas apontam que 61% das mulheres podem desenvolver tal síndrome, caracterizada pela má qualidade das lágrimas que causam ressecamento, ardência, vermelhidão, coceira e sensação de areia arranhando.

Com relação à catarata, a circulação do hormônio estrógeno é interrompida abruptamente, o que pode causar lesões nas camadas de uma parte do olho chamada de cristalino. Essas lesões podem evoluir e causar a catarata, prejudicando a capacidade de enxergar.

Essas alterações hormonais também podem ocasionar o glaucoma, que é quando a pressão intraocular está desregulada. Essa condição é preocupante pois leva à cegueira irreversível.

A melhor dica para quem está na menopausa é manter em dia as consultas oftalmológicas, que precisam ser feitas uma vez por ano ou de acordo com as orientações do médico.

Deixe um comentário