O sol pode causar câncer nos olhos?

Todos sabemos que os raios ultravioletas podem ser danosos à saúde, causando câncer de pele. Mas e quanto à saúde ocular, será que a luz solar pode interferir negativamente? Entenda melhor nesta matéria.

Os perigos do sol

Quando pensamos nos perigos dos raios ultravioletas para nossa saúde, logo associamos ao envelhecimento precoce e câncer de pele (melanoma). Por isso é tão recomendável usar protetor solar, inclusive em dias nublados ou chuvosos.

E o que a maioria das pessoas não sabe é que o melanoma é um tipo de câncer que também pode acometer os olhos, já que a pigmentação ocular vem através da melanina, que é produzida pelos melanócitos – células responsáveis por essa coloração. E, como se sabe, a melanina também dá cor à pele, que é afetada diretamente pelo sol e os raios ultravioletas.

Melanoma nos olhos

Em adultos, é o tumor mais comum na região dos olhos. Há algumas predisposições, além da interferência solar, que devem ser levadas em conta, como hereditariedade, envelhecimento, gênero (já que é mais comum em homens), raça e cor dos olhos (pessoas de pele e olhos claros estão mais propensas).

O uso de chapéus e óculos de sol com proteção UVA/UVB são indicados para proteger a região dos olhos contra os raios prejudiciais. Mas o principal fator de proteção é mesmo a prevenção, com consultas regulares ao oftalmologista, já que esse tipo de câncer pode ser silencioso e assintomático.

Deixe um comentário