O que determina a cor dos olhos?

Você já desejou ter olhos claros ou já se perguntou por que algumas pessoas os têm? Entenda mais sobre este assunto.

A melanina

A cor dos olhos é determinada principalmente pela quantidade e pela distribuição de melanina na íris, a parte colorida do olho. A melanina é a mesma substância que dá cor à pele.

A variação na cor dos olhos ocorre devido a diferenças genéticas. Existem três cores básicas:

Olhos Castanhos: a maioria das pessoas no mundo possui essa coloração, que ocorre devido à presença de uma grande quantidade de melanina, um pigmento marrom-escuro, na íris.

Olhos azuis: a cor azul dos olhos é o resultado de uma menor quantidade de melanina na íris, permitindo que mais luz seja dispersa e refletida pelos tecidos na parte de trás do olho, parecendo azul. Essa cor é determinada pela estrutura física da íris, não pela presença de pigmentos azuis.

Olhos verdes ou acinzentados: A cor verde ou cinza dos olhos é uma variação da quantidade de melanina na íris e da forma como a luz é dispersa e refletida. Essas cores são mais raras do que o marrom ou o azul, e podem aparecer devido a combinações complexas genéticas.

A cor dos olhos é geneticamente herdada dos pais, com múltiplos genes envolvidos na determinação da quantidade de melanina e na formação da cor da íris. Além disso, fatores como a exposição à luz solar ao longo da vida podem afetar coloração de algumas pessoas, tornando-os mais claros com o tempo.

É importante notar que a cor dos olhos é apenas uma característica física e não está relacionada à saúde ou à função visual. Cada pessoa possui sua própria combinação única de características genéticas que determinam a cor de seus olhos, tornando-a uma parte fascinante da diversidade humana.

Deixe um comentário