O estresse e a visão

Você sabia que um estresse muito intenso pode prejudicar a sua saúde, inclusive a capacidade de enxergar? Entenda melhor nesta matéria.

Efeitos do estresse

Uma rotina estressante pode desencadear muitos males à saúde, dentre eles: dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarreia, irritabilidade, falta de energia, falta de concentração, alterações no apetite e no peso, raiva, tristeza, maior risco de acessos de asma e artrite, tensão, cólica estomacal, inchaço do estômago, problemas de pele, depressão, ansiedade, problemas no coração, risco maior de infarto e AVC, pressão alta, síndrome do intestino irritado, diabetes, dor nas costas e/ou pescoço, menor apetite sexual e dificuldade de engravidar.

Além de tudo isso, os altos níveis de adrenalina, hormônio liberado pelo estresse, pode causar visão borrada e levar ao desenvolvimento da coriorretinopatia serosa central (CSC), uma doença que atinge a retina.

Também é importante saber que ter a visão mais sensível à luz pode ser mais uma das consequências do estresse, pois a liberação do hormônio cortisol pode aumentar as pupilas, dificultando o foco e deixando a visão mais fotossensível.

Outro problema correlacionado ao estresse que envolve a região dos olhos são os espasmos musculares das pálpebras. Se o seu olho começa a tremer involuntariamente, é hora de acender o alerta.

Se você tem uma rotina estafante e vem sentindo que a sua visão está diferente, o melhor é buscar ajuda médica para fazer exames clínicos e descartar a possibilidade de causas neurológicas.

Deixe um comentário