A miopia e a depressão infantil

Problemas oculares na infância e adolescência podem trazer prejuízo para outras áreas da saúde, inclusive a mental. Entenda.

A saúde dos olhos e a saúde mental

Os casos de miopia cresceram muito nesse período “pós-pandemia”. Devido ao aumento no uso de telas de computador, tablets e celulares, esse erro de refração se tornou comum em crianças e adolescentes. E os problemas vão além da dificuldade de enxergar.

De acordo com a publicação feita pela revista Ophtamology, o público infanto-juvenil está mais propenso a desenvolver ansiedade e depressão por causa da miopia. De acordo com os pesquisadores, a saúde mental dos jovens míopes é afetada porque eles tendem a ficar mais isolados socialmente, fazem menos atividades físicas e costumam ter um desempenho escolar mais baixo por não enxergarem adequadamente.

Portanto, a dificuldades de aprendizagem, o baixo desempenho escolar e problemas de socialização são algumas das situações vividas pelos jovens, que correlacionam depressão e problemas de acuidade visual.

É importante que os pais e profissionais de saúde monitorem o desenvolvimento visual e emocional das crianças, para identificar quaisquer problemas o mais cedo possível e fornecer o suporte necessário. Isso pode incluir exames oftalmológicos regulares, tratamento para problemas de visão e apoio psicológico para crianças que apresentam sintomas de depressão ou outros problemas emocionais.

Deixe um comentário