Máscara e olho seco

Com o surgimento da pandemia de covid-19, a máscara passou a fazer parte da rotina de muita gente. Quem trabalha, de máscara, com telas (celular, computador ou tablet) pode notar um quadro de ressecamento nos olhos. Explicaremos nesta matéria.

 

Máscaras

Item de uso contínuo em muitos estabelecimentos, a máscara está no rosto enquanto mexemos em aparelhos eletrônicos. Naturalmente, nossa respiração muda enquanto usamos o acessório de proteção contra covid. Ao exalarmos, o ar não flui naturalmente, e grande parte do ar expelido agora sai por cima, em direção aos olhos.

No início da pandemia, ninguém imaginou que isso seria um problema, mas as consultas oftalmológicas tem, cada vez mais, identificado pacientes com queixas de olhos secos, irritados, avermelhados e com sensação de areia arranhando.

 

Ação do oftalmologista

O olho produz lágrimas para manter a sua lubrificação. Não entenda lágrimas apenas como aquelas que surgem durante um momento de choro. Lágrimas existem em micropartículas em nossos olhos. O filme lacrimal, por exemplo, é um líquido produzido por um conjunto de glândulas e células, sendo uma das mais importantes defesas oculares contra infecções, além de manter nossos olhos umedecidos, lubrificados e nutridos através do mecanismo de piscar.

A vazão do ar expirado pela parte de cima da máscara, em direção aos olhos, acaba se tornando um fluxo de ar não natural sobre a superfície da córnea, criando condições que aceleram a evaporação desse filme lacrimal, levando aos desconfortos apontados.

Naturalmente, é uma condição que tem tratamento, mas precisa haver a avaliação de um médico oftalmologista, que deverá examinar o olho minuciosamente e conduzir a um tratamento.

 

Rede Hospital Casa | Oftalmocasa

Deixe um comentário