Maquiagem e lentes de contato combinam?

Você que usa lentes de contato, sabe que cuidados deve tomar para usar maquiagem? Veja sobre este assunto em nossa matéria de hoje.

Cuidados redobrados

A maquiagem é uma ótima maneira de realçar a beleza natural, mas quando usada incorretamente pode prejudicar a visão, especialmente em quem usa lentes de contato.

Quais são os cuidados que se deve ter para que a maquiagem não prejudique os olhos?

Em primeiro lugar, sempre lave as mãos antes de aplicar a maquiagem. Isso pode até parecer um pouco óbvio, mas é necessário lembrar, porque aplicar maquiagem na região dos olhos sem a devida higienização das mãos pode levar sujeira e bactérias para as lentes e para os olhos.

Evite também o compartilhamento de maquiagem, mesmo com amigos próximos ou familiares, porque os produtos podem conter bactéria e vírus, podendo transmitir de uma pessoa para outra, aumentando as chances de se contrair conjuntivite ou úlcera de córnea.

Outra dica superimportante é: ao escolher produtos de maquiagem, opte os que são à base de água, e não à base de óleo, pois esses podem aderir às lentes e causar danos ao próprio material e até irritação nos olhos.

E se você usa lápis ou delineador, evite aplicar sobre a linha d’água, pois isso pode obstruir as glândulas de meibomius, que produzem a camada lipídicas da lágrima que protege os nossos olhos. É importante lembrar que o acúmulo de secreção pode levar à blefarite, uma inflamação na pálpebra que afeta a produção da lágrima e causa irritação nos olhos.

Ah, olho seco e lente de contato também não combinam. A lente de contato gelatinosa precisa ficar muito bem hidratada. Se você esqueceu as lentes fora do estojo com a solução própria, deve ter notado como ela ficou dura, não é verdade?

Na hora de tirar a maquiagem, lembre-se de tirar as lentes antes disso.

Não durma de maquiagem e nem de lente. Isso pode prejudicar sua visão, causando sérias irritações.

E caso você note alguns sintomas como olhos avermelhados, queda de visão ou manchinhas brancas na córnea, procure um oftalmologista para evitar problemas maiores. Diagnóstico precoce pode salvar a sua capacidade de enxergar.

Deixe um comentário