Lacrimejamento excessivo: o que pode ser?

Os seus olhos já começaram a lacrimejar sem uma causa aparente? Isso pode ser sinal de várias coisas. Veja mais sobre isso na matéria de hoje.

O papel das lágrimas e o que elas indicam

As lágrimas exercem um importante papel: elas auxiliam na limpeza das impurezas dos olhos e também fazem a lubrificação. Portanto, as lágrimas são necessárias para uma boa saúde ocular. Mas em excesso, não.

Se os seus olhos estiverem lacrimejando mais que o necessário, pode ser sinal de algum problema, como os mencionados abaixo.

Alergias: a exposição a alérgenos, como pólen, poeira ou pelos de animais, pode causar irritação nos olhos, levando a lacrimejamento.

Infecções: infecções bacterianas ou virais podem causar vermelhidão, coceira e lágrimas em excesso. Conjuntivite é uma condição comum que pode causar esses sintomas.

Problemas de visão: se a visão não está corrigida adequadamente, pode causar tensão nos olhos, o que pode levar a lacrimejamento.

Condições oculares: algumas condições oculares, como olho seco, blefarite, ceratite e uveíte, podem causar as lágrimas abundantes.

Lesões: lesões no olho, como arranhões ou abrasões na córnea, podem ocasionar lacrimejamento, além de dor e sensibilidade à luz.

Exposição a irritantes: produtos químicos ou outras substâncias irritantes também podem ser responsáveis pelo excesso de lágrimas nos olhos.

Atenção! Se você notar que os seus olhos estão lacrimejando além do normal, busque ajuda oftalmológica. E jamais aplique colírios por conta própria. Colírios são medicamentos e só devem ser usados se indicados por um médico.

Deixe um comentário