Julho Turquesa – Olho seco

Também conhecido como “síndrome do olho seco” ou “síndrome da disfunção lacrimal”, o “olho seco” é uma doença ocular ocasionada pela lubrificação inadequada da superfície dos olhos, devido à má qualidade ou à quantidade insuficiente de lágrimas. Leia a matéria.

 

Por que isso acontece?

O olho produz lágrimas, naturalmente. Mas, em quem tem a síndrome, a quantidade ou a qualidade da lágrima produzida não é adequada para manter os olhos com a umidade ideal. É um problema que atinge até 10% da população.

As causas mais frequentes do problema são a idade, menopausa, uso contínuo de computador, celular, tablet e TV, ar-condicionado, uso de lentes de contato e alguns medicamentos. O olho seco pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e de ambos os sexos, embora o feminino seja o mais afetado.

 

Julho Turquesa

Como sinal de prevenção e conscientização, existe a campanha do Julho Turquesa: uma forma de levar informação sobre a síndrome para mais pessoas.

Os sintomas comuns incluem ardência, visão embaçada, coceira, queimação, sensação de secura, sensação de areia no olho e vermelhidão.

Para se prevenir, consulte um oftalmologista periodicamente. Evite ambientes fechados ou com baixa umidade. Se você usa muito o celular ou computador, lembre-se de piscar, pois assim aumenta a lubrificação dos olhos.

E, no que diz respeito ao tratamento, ele varia conforme o estágio da doença. O oftalmologista pode indicar o uso de colírios lubrificantes e, em quadros mais severos, pode ser necessária a utilização de outras medicações em forma de colírios, via oral ou mesmo procedimentos cirúrgicos.

Deixe um comentário