Inchaços e olheiras

Você tem olheiras, marcas e inchaço na região dos olhos? Veja o que pode causar esses desconfortos na matéria de hoje.

Marcas que dizem muito

Você sabia que as marcas na região dos olhos podem dizer muito sobre a sua saúde? Elas costumam ser de vários tipos: marcas profundas, escuras ou saltadas ao redor dos olhos, com coloração puxada para o azul, cinza, amarelo, roxo ou castanho.

Essas manifestações do organismo requerem atenção especial: exames e consultas médicas podem ser necessárias.

Veja, a seguir, o que essas marcas podem dizer.

• Noites mal dormidas: dormir mal causa olheiras e não somente isso. O ritmo cardíaco e a vascularização podem ser comprometidos.
  • Abuso de álcool e cigarro: o álcool é uma substância que pode aumentar a retenção de líquidos, resultando em pálpebras inflamadas e pesadas, típicas de uma ressaca. Já o cigarro, por sua vez, prejudica o fluxo sanguíneo e envelhece a pele, que escurece e acentua olheiras.
  • Rinite alérgica: cerca de 87% dos pacientes com rinite também possuem olheiras. Coçar os olhos possibilita o acúmulo de melanina ao redor deles, além de desencadear um processo inflamatório e edema da mucosa nasal que leva a um acúmulo de hemoglobina, escurecendo o entorno dos olhos.
  • Excesso de sal: muito sal e sódio levam a uma retenção de líquido, que pode provocar um inchaço e bolsas escuras na região dos olhos. Rugas nessa parte do corpo também podem aparecer.
  • Alterações hormonais: os hormônios interferem diretamente. Quem tem resistência à insulina, pode se deparar com uma pele mais escura na região dos olhos. Mudanças hormonais relacionadas à gravidez também influenciam e podem dilatar as pálpebras. Além disso, alterações na glândula tireoide podem causar olheiras, que ainda se agravam durante o período menstrual.
  • Problemas em órgãos: fique atento. Rins, bexiga e fígado em mau funcionamento podem estar associados a círculos escuros sob os olhos. Isso pode ser sinal de problemas digestivos, excesso de proteínas e açúcares, má absorção de vitaminas e minerais e anemia.
  • Colesterol desregulado: com o colesterol elevado, bolsas de gordura podem se formar abaixo dos olhos, criando uma sombra. Além disso, depósitos de gordura podem surgir ao redor, causando marcas amareladas.

Cuide-se bem. Tenha uma alimentação balanceada, faça atividade física e consulte-se regularmente com o seu médico de referência.