Homem fica com as mesmas lentes de contato por 3 anos

Um homem viralizou nas redes sociais após contar, em um vídeo, que ficou durante 3 anos com o mesmo par de lentes de contato, não retirando-o nem para dormir. Entenda os riscos disso.

Uso correto das lentes de contato

Apesar de parecerem inofensivas, as lentes de contato exigem muitos cuidados. E não é incomum vermos pacientes que fazem uso do produto há mais tempo, negligenciando os cuidados básicos.

E o preço desse desleixo pode ser muito alto, já que as lentes ficam em contato direto com a córnea, a membrana transparente localizada na parte da frente do globo ocular, essencial ao bem-estar dos olhos.

No caso do homem do vídeo, ele desenvolveu diversos problemas nos olhos, como um astigmatismo permanente. Além disso, aos que não seguem as recomendações do oftalmologista, é possível que surjam alergias oculares, além de comprometer a oxigenação da córnea, podendo levar a quadros hemorrágicos e até descolamento da retina.

Sem falar nos riscos de danos às células dos olhos, fato que desencadearia diminuição da visão e, em casos mais extremos, um transplante de córnea.

Para evitar todos esses problemas, lave bem as mãos antes de colocar e retirar as suas lentes de contato. Não use soro fisiológico ou água para armazená-las: utilize apenas a solução indicada. Respeite o prazo de vencimento das lentes. Não durma com elas. E siga todas as recomendações do médico oftalmologista.

Deixe um comentário