Fadiga ocular digital
Tempos modernos promovem adaptações na rotina e isso acontece sem que nos demos conta. Há alguns anos, você usava tanto o celular? Naturalmente, esses novos hábitos trazem consequências, sobretudo para a saúde dos olhos. Entenda melhor.
O que os novos tempos fizeram com nossos olhos?
Os novos hábitos da vida são, sem sombra de dúvidas, responsáveis por sintomas de fadiga ou cansaço ocular. Sem uma preparação correta, nos expusemos a ambientes fechados, com pouca ventilação e sem luz natural. Usamos ar-condicionado o tempo todo e estamos conectados quase 24 horas por dia. É natural pensar, portanto, que esse uso contínuo e excessivo de computadores, tablets, notebooks e smartphones, aliados a ambientes com luminosidade artificial e baixa umidade do ar, são fatores que impactam diretamente na saúde ocular.
Quando estamos com a atenção focada em algo, olhando para as telas, por exemplo, há uma tendência de piscarmos menos. Isso impacta diretamente na lubrificação natural dos olhos, pois produzimos menos lágrimas. Daí, surge a síndrome do olho seco, uma condição que expõe os olhos à uma sensação de areia arranhando, vermelhidão, coceira e visão embaçada.
O que fazer para diminuir esses desconfortos
Em primeiro lugar, é preciso repensar o tempo de uso de tanto aparelho tecnológico. Se você precisa trabalhar o dia todo em frente ao computador, por exemplo, quando chegar à noite, evite ficar vendo TV ou navegando na internet pelo celular ou notebook. Deixe seus olhos descansarem.
Controle também a luminosidade do ambiente e do aparelho eletrônico. Telas muito brilhantes não são boas para o bem-estar dos olhos, assim como ambientes muito escuros. E prefira a luz natural.
Se você já faz uso de óculos para correção de algum problema de acuidade visual, mantenha-os atualizados com visitas frequentes ao oftalmologista. Expor a visão a essas novas realidades pode alterar o grau das suas lentes.
Lembre-se da regra dos “20-20-20”, que está em nosso Instagram. A cada 20 minutos usando uma tela, pare por 20 segundos e olhe para um ponto fixo a 20 pés de distância (equivalente a 6 metros). Isso trará um descanso aos seus olhos. Ah, e lembre-se de piscar os olhos, sempre!
Deixe um comentário
Deixe um comentário