Exame de refração
Conhecido popularmente como “exame de vista”, o exame de refração é o método mais utilizado pelos oftalmologistas para identificar a necessidade de óculos em pacientes que possuem astigmatismo, miopia ou hipermetropia.
Saúde da visão
Há alguns problemas de visão que podem ser corrigidos através do uso de óculos: miopia, hipermetropia e astigmatismo. O médico habilitado e capacitado para diagnosticá-los é o oftalmologista que, através do exame de refração, avalia o grau ideal para oferecer ao paciente maior conforto e segurança ao enxergar, receitando-lhe óculos.
A visão é um dos sentidos mais importantes de nosso corpo. Através dela conseguimos fazer tarefas incríveis como dirigir, praticar alguns esportes, ler e estudar de forma habitual. Preocupar-se com a saúde dos olhos é uma maneira de também cuidar da capacidade laborativa, autoestima e da saúde como um todo, englobando a física e mental.
Sobre o exame de refração
Nesse exame são utilizados dois tipos de equipamentos: o primeiro, o autorrefrator, tem a função de identificar de forma automática uma estimativa do grau. E há o refrator, aquele utilizado em frente ao rosto, através do qual o médico solicita que a pessoa examinada diga as letras projetadas na parede, do outro lado da sala.
No aparelho refrator, o oftalmologista vai alternando as lentes para saber qual se adapta melhor à visão do paciente, avaliando o efeito de cada.
Ele pode ser feito em crianças e adultos. É comum também, dependendo de cada caso, o médico usar um colírio específico para dilatar a pupila, o que possibilitará diagnósticos mais precisos.
Rede Hospital Casa | Oftalmocasa
Deixe um comentário
[…] as causas para o aparecimento desse erro de refração está a genética relacionada ao formato dos olhos que, se forem mais achatados, possuem uma […]
Comente