Doenças oculares mais comuns

As doenças que atingem a região ocular são muito preocupantes, pois podem levar à cegueira e até à morte (como no caso de câncer que atinge a região). É por isso é importantíssimo buscar ajuda oftalmológica quando sentir algum desconforto como coceira, vermelhidão, ardência ou lacrimejamento. Nesta matéria iremos falar, resumidamente, sobre as principais doenças que afetam os olhos.

Catarata

A catarata é uma alteração ocular que se manifesta em forma de lesão no cristalino, tornando-o opaco. Essa parte do olho precisa ser transparente, porque é uma lente que permite a passagem dos raios de luz que nos possibilitam formar imagens quando enxergamos. É, portanto, uma doença que pode causar a cegueira. Seu diagnóstico é feito por um médico oftalmologista e o tratamento é cirúrgico.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença do nervo óptico, que pode levar à cegueira. Ela é ocasionada, principalmente, pela elevação da pressão intraocular. Na maioria dos casos se desenvolve de forma lenta, ao ponto de o paciente não perceber a evolução dos sintomas. Seu diagnóstico é feito através de consultas regulares ao oftalmologista e, apesar de não ter cura, o tratamento é bem promissor e pode devolver a capacidade de enxergar ao paciente.

Conjuntivite

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras. Causa sintomas bem incômodos: vermelhidão, coceira, ardência e fazem os olhos lacrimejar. Ela dura de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. O tratamento é medicamentoso e exige avaliação médica oftalmológica.

Síndrome do olho seco

Trata-se de uma anomalia na produção ou na qualidade da lágrima. Isso provoca o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva, causando irritação, sensação de areia nos olhos, vermelhidão e coceira. O diagnóstico é feito em um consultório oftalmológico e o tratamento pode ser à base de colírios específicos ou submetendo o paciente a aparelhos que incentivam a produção natural das lágrimas através de estímulos nas pálpebras.

Erros de refração

São os populares “problemas de vista”. Ocorrem por diversos fatores e causam uma deficiência visual no paciente. O astigmatismo, a miopia e a hipermetropia são os erros de refração mais comuns e podem ser, facilmente, diagnosticados com uma visita ao oftalmologista. A correção do problema é feita com a receita de óculos ou lentes de contato.