Doenças dos olhos

Vamos falar um pouco sobre algumas doenças dos olhos bem parecidas entre si, mas com características diferentes: blefarite, hordéolo e calázio. Leia a matéria e entenda mais sobre esse assunto.

Blefarite

Essa é uma doença ocular caracterizada pela inflamação crônica das pálpebras e pode se manifestar em pessoas de qualquer idade.

Os seus sintomas são vermelhidão das pálpebras e do olho, aparecimento de pequenas crostas ou escamações nos cílios, aumento de lacrimejamento ou secreção, ardor e sensação de areia nos olhos.

Essa enfermidade atinge as glândulas externas das pálpebras e as internas, que são responsáveis pela produção da camada de gordura que compõe a lágrima, impedindo que ela evapore rapidamente. É, portanto, uma doença que interfere diretamente na lubrificação dos olhos.

Hordéolo e calázio

No que diz respeito a essas duas outras condições oculares, é importante ressaltar que elas podem surgir como consequência de blefarite mal tratada ou não diagnosticada.

O hordéolo (popularmente conhecido como terçol) ocorre quando a glândula interna ou a externa (ou ambas) sofre um processo infeccioso intenso, causado por uma bactéria na pele palpebral.

O calázio são nódulos surgidos após o processo inflamatório pelo qual o olho passou, seja pela blefarite ou pelo hordéolo.

Considerações gerais sobre blefarite, hordéolo e calázio

A blefarite precisa ser diagnosticada precocemente. Se o tratamento for postergado ou se o paciente não buscar ajuda quando os primeiros sintomas aparecem, o quadro pode se arrastar e evoluir, causando o hordéolo com aparecimento de calázio. A princípio, essas doenças não afetam a visão (a não ser pela diminuição do campo visual, já que há um inchaço da pálpebra ou o aparecimento de nódulos). Mas, se não tratadas, ao longo do tempo, pode, sim, prejudicar a capacidade visual do paciente.

Não são condições contagiosas. As bactérias que causam o problema são do próprio organismo do indivíduo. Dito isso, é possível concluir que todos estão sujeitos a desenvolverem essas enfermidades oculares, já que podem ser causadas por estilo de vida (estresse é um fator importante) e herança genética.

O principal a ser feito é buscar ajuda oftalmológica quando notar qualquer incômodo nos olhos. E, se você já foi diagnosticado com blefarite, faça o acompanhamento e o tratamento indicados por seu médico.

Rede Hospital Casa | Oftalmocasa

Deixe um comentário