Para que dilatar a pupila
Na matéria de hoje você entenderá por que é preciso pingar colírio e dilatar a pupila antes do exame oftalmológico.
O que é a pupila?
A pupila é um orifício que regula a entrada de luz nos olhos. Dessa forma, em ambientes mais escuros, ela se dilata para que possamos enxergar melhor. Ao contrário, em lugares mais claros, ela se contrai para proteger a visão do excesso de luz. Inclusive, essas alterações em seu diâmetro são perceptíveis.
Conhecida popularmente como “menina dos olhos”, essa região fica entre a córnea e o cristalino, bem no centro da íris. Por ser um orifício, ela não tem cor, mas a vemos com uma coloração escura, porque não há iluminação na parte interna do olho.
Por que o colírio antes da consulta oftalmológica?
No exame oftalmológico, o médico precisa analisar a parte interna dos olhos e, para isso, ele pinga um colírio específico para dilatar a pupila, pois quanto mais “aberta” ela estiver, melhor para os procedimentos investigativos que o oftalmologista realiza.
A visita ao médico de olhos é essencial e deve ser feita com constância mínima de 1x por ano. Várias doenças oculares, que podem causar cegueira, são identificáveis precocemente em avaliações de rotina, aumentando as chances de recuperação do paciente.
Deixe um comentário
[…] fotofobia é uma condição caracterizada pela intolerância à luz, que pode levar a dor de cabeça, irritação nos olhos, lacrimejamento, visão embaçada e outros […]
Comente