Dia da TV

Sabia que em 11 de agosto é comemorado o Dia da Televisão? Esse aparelho mudou o estilo de vida mundial. Surgido em 1926, em Londres, o televisor se popularizou rapidamente e chegou ao Brasil em 1950. De lá para cá, só evolução. Mas, será que esse meio de entretenimento faz bem para os olhos?

A evolução das telas

Desde sua invenção, a televisão passou por muitas evoluções. As telas antigas, que mostravam imagens borradas em preto e branco, deram lugar às tecnologias mais modernas de imagens 4k, com uma definição incrível, que nos permite ver até os poros da pessoa.

Outra coisa que evoluiu foi o estilo de programação disponíveis nas tvs. Com os serviços de streaming, videogames e smart tv, passamos a ficar mais tempo em frente à tela. É natural que os nossos olhos sintam esse impacto.

A saúde dos olhos e a TV

Até o início da década de 1990, recomendava-se não assistir TV muito próximo da tela, isso porque ela emitia radiação. Hoje em dia, as telas não emitem mais radiação, porém não é saudável ficar muito tempo olhando fixamente para uma tela, incluindo TV, porque pode levar a um quadro de ressecamento dos olhos, já que, quando estamos entretidos vendo televisão, esquecemos de piscar o mínimo necessário e isso afeta a produção de lágrimas que lubrificam naturalmente os olhos.

Ver TV no escuro também pode não ser saudável, porque quando o ambiente está totalmente escuro, o contraste entre a tela da TV e a área em torno dela, torna-se muito grande para que a visão fique confortável e eficiente. Isso faz com que a pupila tente se adaptar a diferentes luminosidades constantemente, podendo ocasionar diversos problemas oftalmológicos.

Ah, e um alerta para quem já é portador de astigmatismo, miopia ou hipermetropia: não veja TV sem óculos, já que o uso prolongado de telas aumenta o esforço do músculo ocular (sobretudo em quem já tem doenças oftalmológicas), que leva a um quadro de fadiga antecipada da visão.

Rede Hospital Casa | Oftalmocasa

Deixe um comentário