Derrame ocular

Você já ouviu falar ou viu algum paciente com derrame ocular? Nesta matéria você entenderá um pouco sobre o assunto.

Sangue nos olhos

O assunto ganhou notoriedade há algumas semanas quando a deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, apareceu em uma entrevista com um dos olhos bastante vermelho. É difícil dizer ao certo sem um exame detalhado, mas, a princípio, o quando parecia ser de um vazamento de sangue ocular, tecnicamente conhecido como hemorragia subconjuntival, caracterizado por acúmulos do líquido vermelho sob a membrana transparente dos olhos.

Esse é um tipo de sangramento conhecido por hiposfagma ou derrame ocular. E, apesar de ser um pouco assustador, além do incômodo estético e de uma leve sensação de coceira, o quadro não causa nenhuma alteração oftalmológica significativa. Mas é preciso, sim, passar pela avaliação de um médico para que seja confirmado esse diagnóstico.

O que causa esse derrame ocular

Na maioria das vezes, o derrame nos olhos é causado por causa de algum esforço que aumentou a pressão intra-abdominal ou intratorácica, como crises de tosse ou espirros, exercícios físicos de alta intensidade ou dificuldades na evacuação.

Como os vasos dos olhos são mais finos e sensíveis, eles estão mais propensos a sofrerem com as alterações das artérias.

É importante estar atento, pois o derrame ocular também pode indicar um problema cardíaco ocasionado pelo aumento da pressão arterial. Da mesma maneira, o estresse também pode levar a um quadro hipertensivo e causar o problema nos olhos.

Portanto, se essa hemorragia acontecer com você, busque ajuda médica para descartar qualquer outro problema e siga as orientações do profissional.

Deixe um comentário