Cuidar dos olhos

Quando você cuida da sua saúde de um modo geral, os olhos também são beneficiados. Nesta matéria você terá acesso a informações muito úteis sobre como manter em dia a saúde dos olhos.

Comer bem faz diferença

A alimentação tem ligação direta com o nosso bem-estar. Muito mais que controle de peso, os alimentos têm interferência direta na nossa energia, no sono, no funcionamento orgânico e na saúde dos olhos.

O peixe, por exemplo, é uma fonte riquíssima de ômega-3, nutriente essencial para a prevenção de doenças degenerativas relacionadas à visão. Dele também extraímos as vitaminas A, B, D e E, substâncias que favorecem os olhos.

Frutas e alimentos ricos em vitamina C também são indicadas, porque contêm elementos antioxidantes e flavonoides, que combatem os radicais livres e auxiliam na prevenção da perda da visão. Além disso, previnem a degeneração dos tecidos oculares e fortalecem o sistema imunológico.

Atividade física

Mexer-se faz parte. O corpo precisa estar em movimento. Isso é tão benéfico que interfere positivamente até mesmo nos olhos.

Quando o indivíduo é sedentário, é natural que ganhe peso. Consequentemente a isso e uma dieta desequilibrada, pode vir a diabetes e a hipertensão. Essas duas doenças possuem históricos de muitos malefícios à visão. A diabetes pode causar catarata e retinopatia, doenças que levam à cegueira se não tratadas. E a hipertensão interfere no aparecimento do glaucoma, outra doença ocular perigosa, que pode levar à perda da capacidade de enxergar.

Outros hábitos que são positivos

Além de comer bem e fazer atividade física, outros hábitos podem trazer benefícios para os seus olhos. Por exemplo, lembrar de piscar. Quando estamos muito concentrados em algo, temos uma tendência a piscar menos. E isso interfere na lubrificação natural dos olhos, ocasionando a síndrome do olho seco.

Para quem fica muito tempo olhando para telas (computador, celular, TV, tablet ou notebook), fazer pausas a cada 20 minutos também é muito importante. A dica é que se use a regra do “20-20-20”. Ou seja, a cada 20 minutos, olhe fixamente, por 20 segundos, para um ponto a 20 pés de distância (6 metros).

Rede Hospital Casa | Oftalmocasa

Deixe um comentário