Cuidados oftalmológicos são essenciais para as crianças

Você sabia que a Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda que as crianças sejam submetidas a consultas oftalmológicas todos os anos? Entenda por que nesta matéria.

Olhando com carinho

A preocupação com o bem-estar de uma criança começa quando ela ainda está em formação no ventre da mãe. Os exames pré-natais são um exemplo disso.

Após o nascimento, há as consultas periódicas com o pediatra, as vacinas e alguns cuidados específicos, entre eles o “teste do olhinho”, um exame feito com um reflexo vermelho que serve para identificar doenças congênitas como a catarata, o glaucoma, algum possível trauma durante o parto, a cegueira e o retinoblastoma (câncer de olho infantil).

Esse teste deve ser feito logo nos primeiros dias de vida da criança e repetido a cada 4 meses, durante os 3 primeiros anos de vida.

Além disso, é fundamental que o bebê passe por uma consulta completa com o oftalmologista entre os 6 e os 12 primeiros meses após o seu nascimento.

A partir daí é aconselhável que consultas anuais sejam realizadas, para acompanhar o desenvolvimento da visão e outras questões como o estrabismo e erros de refração (astigmatismo, miopia ou hipermetropia).

Idade escolar

Quando a criança começa a estudar, a atenção deve ser redobrada, já que seu aprendizado depende, diretamente, de como ela consegue enxergar.

Alguns pais, inclusive, optam por fazer essa revisão oftalmológica durante as férias, para que a criança volte aos estudos segura de que está com uma boa saúde ocular.

Certas doenças dos olhos se manifestam de forma lenta e gradativa, ao ponto de o paciente não perceber a perda da acuidade visual. Problemas assim, se descobertos tardiamente, poderão estar em estágio avançado e o tratamento ser bem mais complicado. Portanto, não conte com a sorte! Garanta uma boa visão ao seu filho levando-o, anualmente, ao oftalmologista.

Deixe um comentário