Cuidados com a visão de prematuros

Bebês que nascem antes do tempo geralmente necessitam de cuidados especiais. Alguns ficam por mais tempo no hospital, até estarem aptos a receberem alta. O que muita gente não sabe é que os olhinhos deles também precisam de uma atenção redobrada.

Prematuros

Uma gestação dura, em média, 40 semanas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que são prematuros aqueles que nascem abaixo das 37 semanas.

Quando uma criança nasce “antes do tempo”, alguns de seus órgãos ainda não estão completamente formados (imaturidade de órgãos). Isso faz com que seja necessária uma internação hospitalar até o recém-nascido estar pronto para conhecer o mundo.

Os olhos também precisam desse cuidado especial. É muito importante que seja realizada uma consulta com oftalmopediatra com o bebê ainda na incubadora, para que se investigue se há alguma má-formação da visão.

Cuidados com a visão dos prematuros

A ROP (retinopatipa de prematuridade) é o problema mais comum nos olhinhos dos bebês prematuros. Ela pode ser apontada como a principal causa de cegueira ou baixa visão na infância e ocorre porque, quando o bebê nasce fora do tempo, a retina não está com os vasos sanguíneos formados completamente.

O acompanhamento oftalmológico desses bebês deve acontecer até que os vasos da retina tenham se formado totalmente. E, se for diagnosticado que os vasos podem provocar descolamento da retina, o médico indicará um procedimento cirúrgico.

A ROP aumenta o risco de a criança desenvolver outros problemas oculares. Estudos já mostraram que há uma predisposição maior para o desenvolvimento de erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e estrabismo.

Portanto, é fundamental que crianças prematuras sejam acompanhadas por oftalmologistas durante um determinado período, para se evitar essas consequências secundárias.

 

 

Rede Hospital Casa | Oftalmocasa

Deixe um comentário