Criança pode usar lente de contato?

As lentes de contato representam uma boa alternativa em substituição aos óculos. Por diversas razões, alguns pacientes optam por elas. A dúvida é: crianças também podem usar lentes? Descubra nesta matéria.

Lentes e crianças

Não há um consenso sobre essa questão, mas há um norte: se a criança já tiver maturidade e habilidade para colocar e retirar as lentes, então podemos considerar que ela, com supervisão de adultos e sob orientações de profissionais contatólogos e oftalmologistas, pode, sim, usar. E, geralmente, vemos essa maturidade surgir entre os 10 e 12 anos.

A figura do médico oftalmologista se faz necessária também após um tempo de uso, para verificar se as lentes não estão causando algum tipo de dano aos olhos.

A título de curiosidade, há casos em que crianças menores têm que usar lentes. É o que acontece, por exemplo, quando há necessidade de se fazer cirurgia de catarata congênita em bebês. Ou quando os pequenos desenvolvem ansiometropia, que é uma grande diferença de grau entre um olho e outro. Em ambos os casos, a colocação das lentes dependerá do auxílio de um adulto.

Real necessidade

O que importa mesmo é avaliar a real necessidade do uso da lente de contato. Se for puramente por estética, é preciso rever esse desejo, já que os olhos são regiões muito sensíveis e as lentes, se não manuseadas e mantidas corretamente, podem causar infecções e outros problemas de saúde ocular.

Se a criança ou pré-adolescente não souber lidar com a responsabilidade de usar lentes de contato, então não opte por esse tipo de correção visual. Prefira os óculos até que ela atinja a maturidade necessária para a situação.

Rede Hospital Casa | Oftalmocasa

Deixe um comentário