Consulta oftalmológica ou exame de vista?

O termo “exame de vista” é uma expressão popular para dizer que o paciente esteve com o seu médico oftalmologista que, possivelmente, o avaliou e prescreveu a necessidade de óculos. Mas, se consultar com um oftalmo é mesmo só receitar óculos? Entenda.

A importância de uma consulta

Muitas pessoas procuram um médico oftalmologista somente quando sentem dificuldade de enxergar. E já chegam dizendo que querem fazer um “exame de vista”. Muitos até chamam o oftalmologista de médico oculista, associando sua figura exclusivamente àquele que receita óculos.

Sim, esse médico faz isso também. Mas uma consulta oftalmológica vai muito mais além. Nela, além da necessidade de óculos, também são investigados problemas gerais relacionados à visão. São examinadas as estruturas dos olhos e é medida a pressão ocular.

Nessa consulta, o médico identificará vermelhidões, edemas nas pálpebras, alterações no sistema de lubrificação dos olhos, examinará o fundo do olho para ver se está tudo bem com a retina… viu? Vai muito além de um simples “exame de vista”.

Comunicar

É fundamental você saber conversar com seu oftalmologista, informando a ele o histórico familiar, se tem diabetes, quais sintomas estão te incomodando mais (como dor de cabeça, sensibilidade à luz, visão dupla, visão embaçada, dificuldade de distinguir cores, sensação de ver “coisas” sobrevoando a visão, como fios de cabelo, por exemplo).

A partir das suas queixas e informações, o médico conseguirá realizar uma consulta mais eficaz e até poderá solicitar exames extras, diante de algumas suspeitas.

Portanto, quando for a um oftalmologista, não faça só um “exame de vista”. Questione, informe, converse. A saúde dos seus olhos depende disso.

 

Rede Hospital Casa | Oftalmocasa

Deixe um comentário