Cirurgia de pterígio

O pterígio, popularmente chamado de carne no olho, é uma alteração na membrana transparente que recobre a superfície ocular. Ele pode avançar em direção à pupila e o tratamento pode ser cirúrgico. Entenda um pouco mais sobre o assunto.

Pterígio

Uma membrana visível que avança sobre a córnea em direção à pupila. O pterígio, que também é chamado, popularmente, de “carne nos olhos”, gera desconforto estético, além de poder comprometer a capacidade de enxergar.

A cirurgia corretiva só pode ser indicada após a avaliação de um médico oftalmologista. O procedimento é rápido (dura cerca de 30 minutos) e, dependendo do grau, melhora a acuidade visual e a autoestima do paciente.

Além da pele visível que recobre o olho, também são sintomas de pterígio: visão turva, olhos avermelhados, sensação de corpo estranho, fotofobia, lacrimejamento e ardência.

As causas do pterígio são olho seco, exposição constante dos olhos ao sol e à poeira ou poluição. Dessa forma, é possível se prevenir usando óculos de sol com fator de proteção UVA/UVB.

Quanto ao tratamento, há a possibilidade da cirurgia ou outros procedimentos, a depender da gravidade do caso, como o uso de colírios anti-inflamatórios ou adesivos biológicos.

Deixe um comentário