O cigarro também afeta os olhos

O hábito de fumar pode ser muito prejudicial à saúde. Pode afetar, inclusive, o bem-estar dos olhos. Entenda melhor.

Malefícios do cigarro

O tabagismo pode levar ao aparecimento de mais de 50 doenças diferentes, entre elas: hipertensão, infarto, angina, AVC e vários tipos cânceres, como o de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga. Além das doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.

Porém, o que muita gente desconhece são os malefícios que o hábito de fumar causa aos olhos. Estudos já confirmaram que o cigarro está ligado às seguintes doenças oculares: oftalmopatia de graves, glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada à idade (DMRI), levando até à cegueira irreversível.

Além disso, a fumaça do cigarro causa irritação nos olhos e agrava os sintomas do olho seco, gerando irritação, vermelhidão, lacrimejamento, sensação de corpo estranho e coceira. E os fumantes que fazem uso de lentes de contato têm mais chances de desenvolver úlceras de córnea.

Parar de fumar não é fácil, mas também não é impossível. Busque ajuda profissional e tente abandonar o vício aos poucos. A sua saúde merece essa conquista!

Deixe um comentário