As pessoas estão vivendo mais

De acordo com o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro aumentou. Com isso, é natural que os casos de doenças oculares ocasionadas pela idade aumentem também. Entenda.

Mais idosos

O Brasil já vive esta realidade: as pessoas estão vivendo mais. De acordo com as estatísticas, já se pode afirmar que os anos 2020 serão marcados por um registro histórico de mais de 38 milhões de pessoas acima dos 60 anos, o que corresponderá a quase 18% dos brasileiros.

Com o aumento da população mais velha, é natural pensar que haverá mais pacientes acometidos por doenças típicas da terceira idade. E como isso impacta a saúde ocular?

Saúde ocular em idosos

Se o país terá mais idosos, também terá mais pacientes acometidos por males típicos da longevidade, como a DMRI (degeneração macular relacionada à idade) e catarata. São doenças perigosas, que podem levar à cegueira. Portanto, se não houver o devido cuidado, teremos um aumento nos casos de perda de visão.

Além disso, alguns outros incômodos são típicos dos mais vetustos, como menor percepção de contrastes e de cores, além da redução de adaptação entre claro e escuro. Por essas questões, as visitas ao oftalmologista precisam se tornar mais frequente, sobretudo entre pessoas acima dos 40, que serão a nova geração de idosos.

 

Rede Hospital Casa | Oftalmocasa

Deixe um comentário