As meninas e os olhos

A saúde ocular feminina exige alguns cuidados especiais, já que a OMS aponta que 2/3 dos casos de cegueira são de mulheres. A explicação disso passa por questões sociais e orgânicas. Leia a matéria e entenda mais sobre o assunto.

Falta de acesso

A divulgação da Organização Mundial de Saúde acendeu um alerta na sociedade oftalmológica: por que mulheres representam quase 70% dos casos de cegueira?

A explicação desse fenômeno passa por questões sociais. Vivemos em um meio no qual a mulher não tem os mesmos salários e oportunidades que os homens. É natural que isso se reflita em vários setores, inclusive no acesso a médicos, remédios, óculos e etc. Lamentável chegar a essa conclusão, em pleno século XXI. Mas é uma verdade com a qual temos de lidar e combater.

A falta de acesso igualitário a ambos os sexos, assim como a desigualdade salarial entre homens e mulheres, contribui muito para os casos de cegueira. Na mesma lógica exclusivista, pessoas de baixa renda são a maioria dos casos dos que perdem a visão, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Questões orgânicas

Além dos fatores sociais, questões fisiológicas também influem para que mulheres estejam mais suscetíveis aos casos de cegueira. As variações hormonais femininas são apontadas como grandes influenciadores nesses índices, já que as intensas alterações de hormônios, comuns na gravidez ou menopausa, podem levar a algumas complicações nos olhos. São doenças tratáveis, mas que, se não cuidadas, podem levar à perda da visão.

Por falar em gravidez, é muito importante que a mulher gestante visite um médico oftalmologista. Isso deve ser uma obrigação pré-natal, já que existe a diabetes gestacional, um tipo de diabetes que se manifesta durante a gestação e pode levar a complicações oculares severas.

A gravidez também pode ocasionar visão embaçada, olho seco, reações a lentes de contato e aumento de grau de problemas refrativos pré-existentes, como miopia, presbiopia, astigmatismo e hipermetropia.

Já que as mulheres têm mais pré-disposição a problemas oculares, é importante que redobrem os cuidados e discuta com seu oftalmologista essas questões hormonais.

Rede Hospital Casa | Oftalmocasa

Deixe um comentário