Ar-condicionado faz mal aos olhos?

Mesmo em dias menos quentes, é comum ligarmos o ar-condicionado no carro, no trabalho ou para dormir. Entenda como o uso constante do aparelho pode fazer mal à saúde dos olhos.

Síndrome do olho seco

Estamos vivendo um período cuja umidade relativa do ar é, naturalmente, mais baixa devido à ausência de chuvas. Junte a isso o uso excessivo do ar-condicionado, que também torna o ambiente mais seco. As irritações oculares podem aparecer.

A síndrome do olho seco é uma condição oftalmológica bem comum em pessoas que passam horas em ambientes refrigerados. Sintomas como vermelhidão, lacrimejamento, coceira, sensação de areia arranhando e visão embaçada evidenciam o problema.

Em nosso hospital de olhos, oferecemos um tratamento revolucionário para sanar essa questão: o LipiFlow, que massageia a pálpebra, incentivando a liberação da camada oleosa que compõe as lágrimas, aumentando a qualidade delas e impedindo o incômodo da síndrome.

Dicas valiosas

A diminuição da umidade do ar pode ser um fator incentivador para que ocorra a evaporação mais rápida do filme lacrimal, que tem a função de lubrificar os olhos que, sem elas, tornam-se mais suscetíveis ao desenvolvimento de infecções e de inflamações.

Diminuir a exposição a ambientes refrigerados pelo ar-condicionado seria o ideal. Ou ficar mais distante do “jato de ar” que ele emite. Se isso não for possível, umidifique o ambiente. Um aparelho umidificador, toalhas molhadas e recipientes com água ajudam bastante.

Beba bastante água, isso também ajudará a manter a hidratação nos olhos. E não se esqueça de piscar. Quando estamos muito compenetrados, nosso olhar fica fixo e passamos a piscar menos. Lembrar de piscar incentiva a lubrificação ocular natural.

E se você dorme com o ar ligado, cubra seus olhos com aquelas máscaras para dormir.

Deixe um comentário