Alergias também afetam os olhos

No último 8 de julho foi o Dia Mundial da Alergia, uma data para alertar e prevenir contra os diversos tipos de manifestações desse incômodo. Você sabia que as alergias também podem atingir os olhos? Entenda melhor nesta matéria.

Irritação nos olhos

É normal que as irritações que atingem os olhos tenham causas diferentes: síndrome do olho seco, conjuntivite e alergias, por exemplo.

Elementos externos desencadeiam essas reações incômodas nos olhos. Cloro de piscina, cosméticos, maquiagem e extensão de cílios são exemplos clássicos.

Mas há também reações orgânicas que vêm de nosso sistema imunológico e que causam vermelhidão, lacrimejamento e outros sintomas desagradáveis nos olhos: são as alergias.

Entendendo mais sobre alergia e as reações nos olhos

Quando algumas substâncias (pólen, poeira, pelos de animais, determinados alimentos e etc) desencadeiam reações alérgicas em nosso sistema imunológico, várias são as partes do corpo a reagirem, inclusive os olhos. Não é uma regra, mas é bem comum.

Como exemplos dessas manifestações nos olhos podemos citar a conjuntivite alérgica e alergia na pálpebra. Por conta disso, o olho fica irritado, há coceira, lacrimejamento, ardência, vermelhidão e as pálpebras podem inchar e/ou descamarem.

É fato que qualquer um pode desenvolver reações alérgicas nos olhos. Mas os pacientes que já têm asma, rinite ou dermatites possuem uma predisposição maior ao problema.

Mantenha a alergia sob controle, evitado os elementos alérgenos. E avise aos amigos e às pessoas próximas sobre o seu quadro de saúde, para um possível socorro inesperado. Essas são atitudes simples, mas que podem salvar uma vida.

Deixe um comentário