Abril Marrom
Uma campanha para informar, prevenir, reabilitar e combater os diversos tipos de cegueira que existem. Entenda mais sobre o Abril Marrom.
Cegueira evitável
Quando falamos que alguém ficou cego, poucas pessoas imaginam que, na maioria das vezes, isto poderia ter sido evitado. Estudos apontam que 80% das perdas de visão poderiam não ter ocorrido se o paciente tivesse buscado ajuda a tempo.
A campanha, portanto, tem como objetivo principal incentivar as pessoas a se consultarem com um oftalmologista. E não só quando necessário. Mas, sobretudo, de forma preventiva.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda que um médico de olhos seja consultado, pelo menos, uma vez por ano; tendo sintomas ou não.
Dados sobre a cegueira e baixa visão
Estimativas mostram que 250 milhões de pessoas no mundo sejam cegas ou tenham baixa visão. É natural pensar que a causa disso possa ser algum acidente ou sequela de uma doença, mas na maioria dos casos é consequência de uma perda gradual e constante da visão.
Enfermidades como glaucoma, catarata, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade são as principais causas de cegueira no Brasil. São doenças que, se identificadas no início, não ocasionam graves déficits na visão.
Portanto, não espere mais. Visite um oftalmologista e veja se está tudo bem com a saúde dos seus olhos. E se você tem diabetes ou hipertensão, redobre os cuidados, pois essas doenças são fatores de risco para o desenvolvimento de graves problemas oculares.
Deixe um comentário
Deixe um comentário