A saúde dos olhos durante a gravidez

São muitas as alterações no organismo de uma mulher durante a gestação. Sabia que até a saúde dos olhos pode ser prejudicada? Entenda como e por que isso acontece.

Um turbilhão de hormônios

Durante a gravidez, muitos hormônios são produzidos e liberados no corpo. A consequência vem em alterações físicas e emocionais. No que diz respeito ao bem-estar ocular, podem-se desencadear a síndrome do olho seco, visão embaçada e alterações de refração, ou seja, se a pessoa já usa óculos, pode ser que a lente fique forte demais ou fraca; e se não usa, pode ter que usar.

A boa notícia é que essas variações são possíveis, mas não comuns a todas as mulheres. E na grande maioria dos casos incidentes, as alterações são transitórias e cessam com o fim da gravidez.

O que fazer e o que não fazer

Sempre indicamos que a gestante visite um oftalmologista, sobretudo se ela for diabética ou hipertensa. Entretanto, independentemente destas predisposições, a consulta com um médico de olhos é pertinente.

O que não é indicado fazer é cirurgia para correção de refração durante o período gestacional, já que durante essa fase pode haver alterações de grau.

Em caso de ressecamento ocular, procure ajuda de um profissional e não use colírios por conta própria. Inclusive, esse conselho vale para todos(as).

Se você é usuária de lente de contato e ficou grávida, saiba que é normal sentir um desconforto no olho, pois os hormônios podem alterar a curvatura da córnea e a sua espessura, impedindo um encaixe perfeito da lente.

E atenção: se começar a enxergar pontos brilhantes, avise ao seu obstetra, porque isso pode ser sinal de pré-eclâmpsia.

Deixe um comentário