A miopia em crianças avança

Estudos recentes sugerem que os casos de miopia entre crianças e adolescentes aumentou bastante. Entenda por que nesta matéria.

A pandemia

O crescimento da miopia entre as crianças foi uma das várias consequências da pandemia. Dois hábitos, que são prejudiciais aos olhos e comuns nos tempos atuais, foram agravados pelo isolamento doméstico: a baixa exposição à luz do sol, sem horizonte à vista, e a leitura de perto, por conta do uso de smartphones, tablets e computadores.

Estudos publicados na conceituada revista JAMA Ophtalmology estimam que a ocorrência de miopia aumentou em até 3 vezes no público de até 12 anos.

Formas de tratamento

Em primeiro lugar é importante lembrar a necessidade de se visitar o oftalmologista uma vez por ano, sobretudo se o paciente está em idade escolar. Essas consultas preventivas servem para investigar doenças em seus estágios iniciais e propor tratamentos eficazes.

A miopia que atinge os mais jovens pode ser corrigida, facilmente, com óculos ou lentes de contato. Uma grande aliada pode ser a ortoceratologia: tratamento feito com lentes de contato especiais que são usadas somente durante a noite. Elas corrigem a miopia enquanto o paciente dorme e são retiradas ao acordar, possibilitando uma visão normal durante o dia.

Em nosso hospital de olhos temos um setor específico de lentes de contato para oferecer testes de adaptação aos pacientes, inclusive com as lentes da ortoceratologia. Marque um horário e veja como é fácil lidar com a miopia.

Deixe um comentário