A menopausa

Esse é um período que marca o fim da vida reprodutiva da mulher e ocorre, geralmente, a partir dos 45 anos. Há casos de menopausa precoce, que pode começar aos 35, como tardia, que pode começar após os 55.

A menopausa é um processo natural do corpo feminino, que tem uma queda na produção de alguns hormônios. Isso gera algumas consequências, como ondas de calor, distúrbios do sono, depressão e ansiedade. É uma fase que pode ser complicada para algumas pacientes e ter um acompanhamento médico é crucial.

Mas, e com relação à saúde dos olhos, a menopausa também pode produzir efeitos?

A menopausa e a saúde dos olhos

Por causa da interrupção na produção dos hormônios progesterona e estrogênio, o organismo sofre alterações que podem, sim, afetar a saúde dos olhos.

– Síndrome do olho seco: esse é um dos incômodos que podem aparecer nas mulheres com menopausa. Os sintomas incluem coceira, vermelhidão, sensibilidade à luz sensação de areia nos olhos. Estima-se que mais de 60% das mulheres nesse período sofrem com essa síndrome.

– Catarata: de acordo com a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, as chances de a mulher desenvolver essa doença aumentam nessa fase. A interrupção de circulação de estrogênio (hormônio feminino), altera uma das camadas que formam o cristalino (lente natural do olho), a qual necessita exatamente deste hormônio para bloquear a produção de uma proteína, responsável pela catarata.

– Glaucoma: alguns estudos mostram a elevada incidência de glaucoma em mulheres com mais de 50 anos. As evidências epidemiológicas, clínicas e experimentais levantadas suportam a hipótese de que a perda precoce de estrogênio pode levar ao aumento da susceptibilidade do nervo óptico, o que provoca o dano glaucomatoso.

Ao chegar na menopausa, alguns cuidados precisam ser redobrados, inclusive com a visão. Visite um oftalmologista anualmente e mantenha a saúde dos seus olhos em dia.

Deixe um comentário