A esclerose múltipla e a saúde dos olhos

Durante o mês de agosto, o mundo fala sobre a esclerose múltipla para conscientizar e esclarecer dúvidas sobre a doença. O que muita gente não sabe é que essa enfermidade também afeta a saúde dos olhos. Leia e entenda.

Agosto Laranja

A campanha do Agosto Laranja existe com base no Dia de Combate à Esclerose Múltipla, que é em 30 de agosto. A data, que existe desde 2006, é um alerta para combater e conscientizar sobre o problema.

Esse tipo de esclerose é a doença neurológica que mais afeta jovens adultos no mundo, sendo na sua maioria mulheres. É considerada um problema raro, porém mais de 2 milhões de pessoas sofrem com a condição ao redor do planeta.

Esclerose múltipla também afeta a visão

Entre os sintomas mais comuns da EM, estão fraqueza, distúrbios de equilíbrio, entorpecimento, tremores, vertigens, sensação de rigidez dos membros, fadiga, problemas na fala, no intestino, alterações na bexiga e transtornos visuais.

Outro sintoma é a neuromielite óptica, uma doença autoimune inflamatória do sistema nervoso central, caracterizada por atingir e destruir os nervos ópticos e os da medula espinhal, produzindo sintomas por todo o corpo, além da visão.

A neuromielite óptica que, por si só, já é muito preocupante, também pode ser um indicador precoce de esclerose múltipla. Por isso, é importante buscar ajuda imediatamente se perceber visão turva e duplicada. Essa condição também pode causar a perda parcial ou total da capacidade de enxergar.

Ao perceber sintomas, busque ajuda médica. A consulta ao oftalmologista deve ser feita anualmente para examinar essas e outras questões.

Rede Hospital Casa | Oftalmocasa