A vasculite e a visão

Você sabia que a vasculite pode atingir os olhos? Entenda mais sobre este assunto em nossa matéria.

A vasculite

Recentemente, o mundo foi surpreendido pela notícia de que o ator Ashton Kutcher perdeu a audição e a visão por causa de um tipo de vasculite há alguns anos (e já está curado). Vamos entender melhor sobre vasculite.

A doença ocorre quando células do sistema imunológico atacam os próprios vasos sanguíneos do paciente. Existem vários tipos de vasculites e elas podem variar muito em sintomas, gravidade e duração.

Quanto às causas, podemos atribuir a algumas doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, além de reações a medicamentos, infecções e covid.

As vasculites podem resultar em uma diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos do corpo, além disso, são capazes de provocar a ruptura dos vasos sanguíneos, causando hemorragias.

Muitas vezes, as manifestações clínicas têm semelhanças com um quadro de AVC. E quando falta sangue no nervo óptico ou na papila óptica do globo ocular, por exemplo, a pessoa pode ter uma perda considerável da visão, como aconteceu com o ator.

Sintomas e tratamentos

É importante estar atento aos sintomas como dor de cabeça, febre, falta de apetite, fadiga, dores articulares, falta de ar, tosse, dormência ou fraqueza em uma mão ou pé.

A doença afeta pessoas de ambos os gêneros e de todas as idades. Mas alguns tipos afetam certos grupos de pessoas. A doença de Kawasaki, por exemplo, ocorre apenas em crianças.

O tratamento pode ser à base de medicamentos corticoides ou imunossupressores.

Deixe um comentário