Catarata infantil

Nesta matéria explicaremos sobre a catarata em crianças, abordando causas e tratamentos. Saiba mais!

Catarata congênita

Você sabia que a catarata pode atingir crianças? É raro, mas não impossível. Chama-se catarata congênita e a infecção pode acontecer ainda no útero por causa de doença contraídas pela mãe, como rubéola, toxoplasmose ou sífilis.

A criança portadora dessa condição pode ter consequências severas, inclusive a perda total da visão. Por isso o “teste do olhinho” (ou teste do reflexo vermelho) é tão importante. Através dele é possível identificar alguns problemas relacionados à saúde dos olhos, inclusive a catarata.

É muito importante submeter o bebê ao exame logo em suas primeiras 72 horas de vida. E o teste do olhinho precisa ser repetido a cada 3 meses durante o primeiro aninho da criança. Também deve-se fazer uma avaliação oftalmológica completa por volta dos 6 meses.

Sintomas e tratamento

A catarata congênita, assim como a catarata em adultos, pode apresentar uma película esbranquiçada dentro dos olhos. Mas esse sintoma, que é perceptível a olho nu, indica um estágio mais avançado da doença que, nem sempre, se manifesta assim. Daí, a necessidade de avaliação oftalmológica, já que, quanto mais cedo o problema for descoberto, melhores as chances de cura.

Em geral, o tratamento é através de uma cirurgia que substitui o cristalino do olho.

Deixe um comentário