Junho Violeta

Dentro da saúde ocular, a campanha Junho Violeta tem como foco a prevenção e combate do ceratocone. Saiba mais sobre essa condição.

A córnea

A córnea é uma fina e transparente camada que fica à frente do olho e protege o interior do órgão contra agentes externos (poeira, ciscos, insetos) e exerce papel fundamental na visão, focando a luz da pupila na direção da retina. A maior parte da luz que entra nos olhos, passa pela córnea.

Dentre suas características naturais está uma curvatura que, se for alterada, provoca o ceratocone, condição que interfere na capacidade de enxergar.

Ceratocone

Quando a curvatura da córnea é projetada para a frente, deixando-a com um formato cônico, ocorre o ceratocone. Essa condição atinge cerca de 150 mil novas pessoas todos os anos e provoca perda da acuidade visual, causando aumento considerável nos graus de miopia e astigmatismo do paciente, interferindo, diretamente, em sua qualidade de vida.

Essa alteração na curvatura natural da córnea acontece por alguma pancada ou outro trauma, além de alergias e maus hábitos, como coçar e esfregar os olhos.

Infelizmente, é comum levar à mão aos olhos quando há algum incômodo, mas isso deve ser evitado, caso contrário estamos sujeitando a córnea a uma curvatura imprópria e favorecendo o aparecimento do ceratocone.

Novos hábitos

Se você tem a mania de coçar ou esfregar os olhos, pare. Parece um gesto inofensivo, mas além de estar correndo o risco de causar algum trauma à córnea, também está aumentando a chance dela desenvolver o ceratocone.

Adquira novos hábitos e visite o oftalmologista, anualmente. Consultas preventivas servem para investigar a qualidade da visão e problemas como o ceratocone, que se identificados no início proporcionam um tratamento muito mais facilitado.

Deixe um comentário