O cansaço visual e como diminuir esse desconforto

A “vistas cansada” é um termo popular para a presbiopia, fadiga ocular natural da idade. Nesta matéria você entenderá por que isso acontece e como pode agir para diminuir os desconforto

Sobre a presbiopia

Quando os 50 anos se aproximam, é natural que o paciente sinta um déficit na capacidade de enxergar. De maneira geral, os objetos ficam com menos foco e a visão, que antes era bem nítida, fica embaçada.

As causas dessa condição ainda não são bem elucidadas, mas sabe-se que a imagem passa a ser formada atrás da retina e não nela, como deveria acontecer. Os pesquisadores também já concluíram que a presbiopia tem relação com a perda da elasticidade do cristalino (lente dos olhos, localizada entre a íris e o humor vítreo).

Essa situação pode ser corrigida com uma consulta a um médico oftalmologista, que irá avaliar a extensão do problema e indicar o uso de óculos. O paciente pode também optar por lentes de contato ou cirurgia para correção de erro de refração – desde que haja uma avaliação médica sobre.

Filtros de Gabor

Um procedimento científico sugere que pode haver melhora no desempenho visual através dos filtros de Gabor: sequência de imagens que prometem trabalhar o foco da visão.

Nos testes realizados, foram apresentadas (em uma tela) várias figuras às pessoas que se voluntariaram para o experimento. Essas ilustrações ficavam piscando à medida que o contraste da tela era alterado. Esse estudo foi realizado por uma hora e meia, durante 7 dias seguidos.

Apesar dos filtros de Gabor causar ceticismo em alguns profissionais da área oftalmológica, os pacientes relatam melhora da acuidade visual, mais sensibilidade ao contraste e uma leitura mais veloz.

A revista Nature concluiu que essas melhoras não vinham dos olhos, mas do cérebro, que passaria a ter mais agilidade na interpretação de letras e objetos.

Deixe um comentário