Os tipos de lágrimas e suas funções

As lágrimas são fundamentais na limpeza e lubrificação natural dos olhos. Mas você sabia que há tipos diferentes de lágrimas e que cada um deles tem uma função? Entenda melhor nesta matéria.

Entendendo as lágrimas

As lágrimas são compostas por gorduras, proteínas, sais minerais e água. São formadas numa região do olho chamada de glândula lacrimal, localizada na parte superior da pálpebra.

Quando piscamos, gotículas são liberadas por toda superfície ocular, para lubrificarem nossos olhos. Depois são absorvidas pelos óstios lacrimais, localizados no canto dos olhos, e seguem um caminho até a garganta, para serem excretadas naturalmente. Parte desse fluido pode se acumular na cavidade nasal. É por isso que, quando choramos, expelimos pelo nariz parte das lágrimas que não seguiram o fluxo através da garganta. É o que, popularmente, dizemos “nariz escorrendo e entupido”.

Tipos de lágrimas

Há, resumidamente, três tipos de lágrimas: basais, reflexivas e emocionais.

As lágrimas basais são as que atuam o tempo todo em nossos olhos. Elas têm a função de proteger, nutrir e lubrificar.

As reflexivas aliviam a irritação causada por agentes externos como poeira, cebola, ciscos, vento, produtos químicos e fumaças. Quando nossos olhos são “atacados”, elas entram em ação instantaneamente.

E as emocionais, também conhecidas como choro. São aquelas que surgem por conta de sentimentos e emoções e atuam como um analgésico natural do organismo.

Deixe um comentário