Covid também interfere na visão

A covid-19 é uma doença que produz diversos sintomas. Dentre eles, alterações no paladar e olfato. Porém, um estudo recente divulgado no Canadá mostrou que essa enfermidade também atinge a audição e a visão.

Alterações na visão

O estudo, que foi publicado no periódico científico Canadian Journal of Neurological Sciences, concluiu que 11% dos pacientes desenvolveram alguma alteração na visão após a doença. Dentre as queixas mais relatadas estão olho seco, secreções, vermelhidão, sensação de algum corpo estranho no olho, lacrimejamento, dor e coceira.

Além desses incômodos, também há problemas mais sérios como a conjuntivite, que foi a doença mais observada entre os pacientes que tiveram alguma enfermidade ocular após a covid.

Em matéria divulgada pelo portal Uol, o professor da PUC-PR e médico oftalmologista Rui Barroso afirma que, além de conjuntivite, também estão sendo diagnosticadas como consequência da covid inflamações do nervo óptico, estrabismo e paralisia do globo ocular.

Como evitar tudo isso

A maneira mais eficaz de evitar os danos causados pelo novo coronavírus é se vacinando e se prevenindo contra a doença. O uso de máscara, a constante higienização das mãos e evitar aglomerações ainda são as formas mais eficazes de combater a covid.

Para quem teve a doença e teme alguma sequela nos olhos, tendo sintomas relacionados ou não, é indicado procurar um médico oftalmologista para que exames detalhados sejam feitos e os desconfortos investigados (ou prevenidos).

Deixe um comentário