
Cuidado! Visão dupla pode ser sintoma de doenças graves
O ato de enxergar as coisas duplicadas não é normal e pode indicar várias doenças. O paciente que percebe esses sintomas deve procurar um médico oftalmologista para investigar as causas do problema.
Olhos e cérebro
Nossos olhos veem as coisas? Em termos práticos e populares, sim. Mas, quem vê mesmo, é o cérebro. Os nossos olhos funcionam como máquinas fotográficas: captam as imagens e as transferem ao cérebro, através do nervo óptico. Cabe ao cérebro interpretar o que os olhos veem. Esse trabalho é conjunto e feito tão rapidamente, que não nos damos conta. Estamos falando de frações de milésimos de segundos.
Quando você vê algo, é a imagem entrando pela córnea, sendo formada na retina, transmitida ao cérebro, que a interpreta e te informa o que está vendo.
Visão dupla
A visão dupla é a condição em que uma pessoa enxerga duas imagens de um único objeto. Sabe aqueles “fantasmas” que víamos nas TVs de antigamente? É basicamente isso. Naturalmente, como temos dois olhos, são duas imagens que chegam ao cérebro. O órgão junta essas imagens e faz com que você enxergue apenas um objeto. Mas, quando há a visão dupla, é porque houve uma falha nesse processo e o cérebro não conseguiu fazer a junção daquilo que você enxergou.
Para entender o que está havendo com o seu organismo, é preciso procurar um médico oftalmologista. Ele irá avaliar o caso e solicitar exames para reforçar um diagnóstico e, certamente, te sugerir um tratamento.
Possíveis causas da visão dupla
A oftalmologia explica esse fenômeno de variadas formas, por isso é preciso examinar o paciente, para entender as particularidades de cada caso.
A catarata é a doença mais comum a provocar visão dupla. Se o distúrbio estiver presente nos dois olhos, as imagens em ambos estarão distorcidas. Uma cirurgia provavelmente conseguirá corrigir a doença e eliminar a visão duplicada.
Problemas com a córnea também podem causar essa distorção na visão, assim como o enfraquecimento dos músculos extraoculares, responsáveis pela movimentação dos olhos. Se o olho não conseguir se mover naturalmente, sua biomecânica será alterada e isso pode fazer com que surja a visão dupla.
Algumas outras situações também são responsáveis pela visão duplicada: luxação do cristalino, ceratocone, astigmatismo, pterígio, diabetes, doença de Graves, estrabismo e lesões dos nervos que controlam os músculos extrínsecos do olho.
Se perceber visão dupla, procure um médico oftalmologista o mais rápido possível. Investigue a causa e comece o tratamento o quanto antes.
Rede Hospital Casa | Oftalmocasa
Deixe um comentário
[…] O ceratocone é uma condição ocular caracterizada pelo formato cônico que dá à córnea, fazendo com que ela se projete para a frente. Isso pode comprometer a capacidade de enxergar, tornando a visão borrada e distorcida. […]
Comente